Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Presidente da câmara pede elaboração de um plano de salvaguarda do património da Ribeira Brava (c/áudio)

Published

on

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, considerou ontem necessária a elaboração de um plano de salvaguarda do património da Ribeira Brava, para que possa permanecer com os seus traços históricos.

Em declarações à Inforpress, no âmbito da comemoração dos 290 anos de elevação da Ribeira Brava à categoria de vila, José Martins salientou a necessidade de um plano de salvaguarda do património histórico-cultural da Ribeira Brava.

“Já criamos uma comissão, já foi discutida nas reuniões da câmara e em breve iremos apresentá-la à Assembleia Municipal para termos esta equipa que irá trabalhar com o Governo na elaboração deste plano que é de suma importância diante da necessidade urgente de preservação deste património nacional”, concretizou.

José Martins mencionou ainda a possibilidade de reunir esforços para que o património da Ribeira Brava possa também ser reconhecido como património mundial da Unesco.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava reconheceu a responsabilidade da autarquia em dar continuidade no desenvolvimento e preservação da Ribeira Brava, sobretudo devido aos desafios.

Foram feitos muitos esforços para que Ribeira Brava chegasse no patamar onde está, continuou, e existe “a grande responsabilidade” de continuar com este trabalho, no sentido da sua preservação, mas também aproveitando as oportunidades que ao longo dos 290 anos apareceram no município.

A mesma fonte considerou “essencial” vencer o desafio a nível da melhoria nos transportes, que segundo o mesmo é “fundamental” para o desenvolvimento de outros sectores na ilha.

As actividades de celebração dos 290 anos da vila da Ribeira Brava contaram com a presença da ministra da Defesa e Coesão Territorial, Janine Lélis, que salientou a importância de valorizar as características da história do município e perspectivar o desenvolvimento do mesmo.

Ao longo do mês de Agosto foram realizadas diversas actividades enquadradas na comemoração dos 290 anos de elevação da Ribeira Brava a categoria de vila.

Por: Inforpress/ RCRB