Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Livro “Cabo-verdianas de Itália: Histórias de vida à maneira feminina” apresentado em Ribeira Brava (c/áudio)

Published

on

“Cabo-verdianas de Itália- Histórias de vida à maneira feminina”, é um livro que aborda a presença da mulher Cabo-verdianas em Itália, fazendo uma reflexão sobre a presença das mesmas neste país europeu.

A obra, da autoria da professora Clara Silva e da jornalista Maria de Lourdes Jesus, foi apresentada na noite de ontem na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava.

Segunda a Coautora Clara Silva, o livro nos traz uma perspetiva sobre o percurso das mulheres Cabo-verdianas em Itália.

“Esta é uma obra que conta a história da emigração da mulher Cabo-verdianas para Itália, começando desde as primeiras Cabo-verdianas que emigraram para Itália, através do Padre Jesualdo, abordado o motivo que os levou a deixarem cabo verde e rumarem a Itália”, afirma.

Clara Silva

O livro “Cabo-verdianas de Itália- Histórias de vida à maneira feminina”, surge de uma parceria entre a Universidade de Florença (Itália) e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

“ No âmbito deste acordo surgiu a ideia deste livro, que só foi possível a uma bolsa de estudos da Universidade de Florença, vencida por Maria de Lourdes Jesus”, e é baseada em entrevistas feitas em diversas cidades de Itália, como explicou à RCRB, Clara Silva.

O livro, visa ultrapassar o estereótipo da mulher migrante cabo-verdiana como figura passiva e resignada e evidenciá-la como protagonista da sua história de inserção social e cultural tanto na Itália como em Cabo Verde, bem como fazer conhecer à segunda geração de emigrantes a história, a cultura de Cabo Verde, e a história da emigração dos seus pais.

Tendências