Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Deputado do PAICV considera “preocupante” os problemas de abastecimento de água

Published

on

O deputado do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau, Hipólito Barreto, considerou hoje “preocupante” os problemas de falta de água enfrentados principalmente pelos agricultores e criadores de gado da ilha.

“Ao longo da visita, foi falado muito dos problemas de água e isso tem sido o calcanhar de Aquiles tanto para os agricultores na sua produção, bem como para os criadores e também para o consumo doméstico”, afirmou em declarações à Inforpress, a propósito da sua visita a diferentes povoados da ilha.

Hipólito Barreto apresentou como exemplo a localidade de Carriçal, onde os moradores se deslocam para Juncalinho para fazer o abastecimento de água.

“Em Carriçal, para terem água potável para beber, têm de se deslocar para Juncalinho, que possui um furo onde fazem o abastecimento, mas a água não tem boa qualidade e a bombagem que era efectuada através de painéis solares, neste momento é feita por meio de energia convencional”, realçou.

O deputado do principal partido da oposição também fez referência às zonas de Morro Bráz e Belém, localizadas no município da Ribeira Brava e que necessitam de intervenções neste sector.

“A zona leste tem grandes problemas de água tanto para o consumo doméstico como para a agricultura e criação de gado e é necessário equipar bem os furos com energias renováveis e, assim, dar respostas às necessidades enfrentadas pela população”, reforçou.

Um outro local indicado pelo deputado e que há algum tempo tem enfrentado “sérios problemas” de água é o perímetro irrigado de Tchanzona, em Praia Branca, que engloba cerca de 40 agricultores.

Hipólito Barreto chamou a atenção também para a aquisição de pesticidas de combate a pragas e ainda o apoio técnico por parte da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, que “não tem recursos humanos e técnicos suficientes” para responder a toda a demanda.

Além de encontros com agricultores, o parlamentar esteve de visita à Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente e ao Serviço Autônomo de Água no Tarrafal e na Ribeira Brava.

Inforpress/ LS

Tendências