Cultura
Livro sobre galeria de Fajã em São Nicolau homenageia população da ilha – autor
O livro sobre o projecto galeria de Fajã em São Nicolau, lançado na tarde de hoje, na Cidade da Praia, é uma homenagem à população da ilha de Chiquinho, revelou hoje o autor da obra, Jean-Yves Audrain.
Em declarações à Inforpress, explicou que o livro escrito em língua portuguesa e francesa conta a história da irrigação sustentável em São Nicolau, da galeria de Fajã construída há 35 anos pela Cooperação Francesa e que permitir à população local ter acesso a água da montanha.
A obra aborda também os impactos que essa infra-estrutura teve para a população da ilha de São Nicolau e Cabo Verde.
Na ocasião adiantou que trouxe “ganhos positivos” a nível da alimentação, condição sanitária, saúde e emprego, e evitou que a população de São Nicolau emigrasse para outras ilhas.
“A galeria teve impacto muito importante porque era uma localidade sem água, seca e depois se transformar em oásis e hoje dispõe de água que consegue alimentar 54 hectares de regadios que alimenta toda a ilha de São Nicolau, e outras ilhas com Boa Vista e São Vicente”, afirmou.
A galeria de Fajã foi construída em 1984, inaugurada em Dezembro de 1986, com o apoio da Cooperação Francesa, conta com uma extensão, de entre as várias ramificações, de mais de dois quilómetros, que servia a localidade de Fajã de Baixo e Queimadas, durante longos anos para se abastecer de água.
A apresentação da obra aconteceu na Universidade Jean Piaget e contou com a presença do embaixador da França.
AV/AA
Inforpress/Fim
-
Podcast3 semanas ago
Jornal Regional – 30 de Outubro de 2024
-
Actualidade3 semanas ago
São Nicolau: Piroga deu à costa em Ribeira Alta com dois cadáveres e um sobrevivente
-
Podcast3 semanas ago
Hélio Ramalho apresenta novos singles na Radio Ribeira Brava
-
Desporto Regional4 semanas ago
São Nicolau/Futebol: Clube histórico Ribeira Brava fora das provas regionais para época 2024/25