Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Ministro do Mar destaca o potencial da economia azul como “motor crucial” para o desenvolvimento do país

Published

on

O ministro do Mar, Jorge Santos, destacou hoje o potencial da economia azul como “motor crucial” para o desenvolvimento do país, durante a abertura do Fórum Regional da Juventude de Barlavento, que decorre na cidade do Tarrafal.

O ministro, que fez a abertura do evento via plataforma zoom, a partir da cidade da Praia, devido ao cancelamento das viagens de avião para a ilha de São Nicolau, enfatizou a vasta extensão marítima do arquipélago e a necessidade de a juventude cabo-verdiana refletir sobre as oportunidades que este sector oferece.

Segundo o governante todo o conceito da economia azul merece uma reflexão por parte da juventude, ressaltando a importância de os jovens compreenderem o porquê da aposta neste modelo económico, bem como na economia circular. 

“Nós somos o mar. E é no mar que temos a maior riqueza do país (…)  E essa é a motivação, é o motor, é a força motriz que temos que passar para a juventude,  para entender que é com o recurso que nós temos no nosso mar, com a nossa inovação podemos dar o salto para atingir a nossa visão e a nossa meta é sair do desenvolvimento médio e passar a ser um país desenvolvido”, destacou. 

O ministro manifestou confiança no potencial de Cabo Verde para alcançar este objectivo, destacando que os “ingredientes” e as “potencialidades” existem.

Apesar do optimismo em relação ao potencial da economia azul, o ministro reconheceu desafios importantes, nomeadamente a “conectividade das ilhas”, realçando que um dos grandes desafios de qualquer governação de Cabo Verde é vencer esse desafio, destacando, contudo, o “esforço em curso nos transportes aéreos e marítimos, bem como nas comunicações”.

Por sua vez, a directora da Juventude do Instituto do Desporto e da Juventude, Zuleica Semedo, destacou que a economia azul é um dos “pilares do desenvolvimento do país”, impulsionada principalmente pelo turismo e pela pesca. 

Segundo acrescentou, a ambição é de que a economia azul seja um dos sectores “maiores, geradores de empregos para a juventude cabo-verdiana”, promovendo o crescimento económico sustentável, aliado à preservação ambiental.

“Mas, para isso, devemos fazer os investimentos necessários para que tal aconteça, em que todos possam contribuir para esta afirmação.  A indústria criativa transformadora e inclusiva reveste-se de grande importância para a juventude, especificamente da região norte do país, sendo crucial para fomentar a expressão individual, a inovação, a diversidade cultural entre os jovens”, acrescentou. 

O Fórum Regional da Juventude de Barlavento decorre durante dois dias na cidade do Tarrafal de São Nicolau, sob o lema “Um mar de oportunidades para um futuro sustentável” e conta com a participação de 105 jovens das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, São Vicente e Boavista.

Inforpress

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tendências

Open chat
Ola 👋
Como podemos ajudar?