Connect with us

Actualidade

São Nicolau: Biosfera promove workshop em associativismo e economia azul a comunidades piscatórias

Published

on

A Biosfera, associação para Defesa do Meio Ambiente, promoveu hoje no centro Paulino Vieira, no Tarrafal, um workshop em matéria de associativismo e economia azul dirigido a associações de pequenas aldeias piscatórias de São Nicolau.

O presidente da Biosfera, Tommy Melo, explicou à Inforpress que o objectivo deste workshop foi fortalecer as comunidades piscatórias em matéria de associativismo bem como despertar seu interesse para as oportunidades existentes a nível de crédito e criação de empregos dentro da economia azul.

Neste wokshop, os participantes tiveram a oportunidade de reforçarem o seu conhecimento e importância a nível do associativismo para se fortalecerem de forma estrutural e, consequentemente, saber como podem ter acesso a oportunidades de financiamento quer a nível nacional ou estrangeiro.

Ainda puderam alargar suas perspectivas acerca da criação dos “novos empregos de futuro” que passam pela sustentabilidade de recursos “costeiros e marinhos” e que podem gerar rendimento.

Conforme o ambientalista, muitas dessas oportunidades ainda “não estão a ser aproveitados pelos cabo-verdianos”.

O evento serviu, então, para mostrar essas oportunidades, sobretudo aos jovens para que possam tirar proveito, “sem investir muitos recursos, com retorno financeiro plausível e bastante satisfatório”.

Disse ainda que os jovens “têm muito por onde escolher” e que o “momento é agora” devendo aproveitar da nova dinâmica criada pelo Governo, do novo fluxo de turismo por que está a passar o país para criarem empregos sustentáveis.

Participaram desta formação associações das localidades de Preguiça, Carriçal e Tarrafal de São Nicolau todas elas com actividades ligadas ao mar.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.