Connect with us

Desporto Nacional

Xadrez: José Carlos Vaz e Deise Pereira conquistam Taça de Cabo Verde e campeonato nacional feminino

Published

on

Os xadrezistas José Carlos Vaz e Deise Pereira, da ilha de Santiago, venceram na noite de domingo, 04, respectivamente, a Taça de Cabo Verde e o Campeonato Nacional Feminino na modalidade de xadrez.

As provas decorreram de 01 a 04 de Maio na Biblioteca Municipal, na cidade da Ribeira Brava, São Nicolau.

A fase final da Taça de Cabo Verde de xadrez contou com a participação de oito xadrezistas, sendo que a final foi disputada entre José Carlos Vaz, de Santiago, e Éder Pereira, de São Vicente.

José Carlos Vaz, jogador da Casa do Benfica, venceu por 3 – 1, conquistando assim a 3.ª edição Taça de Cabo Verde, fazendo assim a dobradinha, adicionando este título ao de campeão nacional, conquistado em Dezembro, na ilha do Sal.

José Vaz afirmou que foi uma prova que “exigiu muito de si”, destacando que o xadrez a nível nacional “tem evoluído cada vez mais”, realçando o aparecimento de muitos jovens, pelo que prevê daqui “a alguns anos teremos um xadrez em Cabo Verde de nível internacional”.

Relativamente ao campeonato nacional feminino, que contou com a participação de oito xadrezistas, Deise Pereira, do Clube de Xadrez da Polícia Nacional, conquistou o título de campeã nacional, sucedendo a anterior tricampeã, Célia Rodriguez Guevara, que este ano não participou da competição.

Em declarações à imprensa, Deise Pereira mostrou-se “muito satisfeita” pela conquista do título, realçando que o nível do xadrez tem vindo a “aumentar ano após ano”, destacando também que foi um “momento de troca e aprendizagem” entre as diferentes participantes.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, por seu lado, destacou a “evolução positiva” da organização e no desempenho dos atletas.

Destacou que o nível organizativo “foi bom” e que o xadrez em Cabo Verde vem “melhorando de ano para ano”.

Lembrou que a FCX celebrou recentemente o seu nono aniversário, sendo “a federação mais jovem dos PALOP” e que, apesar da sua juventude, a federação já demonstra um “progresso notável” em rankings diversos, fruto de um “trabalho de base, um trabalho sólido”.

Francisco Carapinha enalteceu ainda o engajamento da Associação Regional de Xadrez de São Nicolau e da Câmara Municipal da Ribeira Brava que criaram todas as condições para que as provas fossem “um sucesso”.

Por sua vez, o presidente da Associação Regional de Xadrez de São Nicolau, Noel Delgado, destacou que a ilha já recebeu as três principais competições nacionais de xadrez, mas espera “para breve” voltar a receber mais provas nacionais.

Fonte: Inforpress

Tendências

Open chat
Ola 👋
Como podemos ajudar?