Efemerides
15 de Maio – Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.
“O que é família?
Sabe-se que a família, do ponto de vista histórico e também sociológico, é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. Foi a partir do núcleo familiar que a sociedade como um todo ganhou corpo ao longo da história humana. Contudo, a decisão da ONU, enquanto organização internacional, de escolher um dia para homenagear a família está relacionada com os problemas e transformações que essa “célula social” vem apresentando desde o século XX.
Questões que envolvem a família na atualidade
Depois das duas guerras mundiais, que levaram à morte dezenas de milhões de pessoas, entre soldados jovens e população civil, e das várias guerras civis regionais que se seguiram durante a Guerra Fria (e ainda continuam em diversos pontos do globo), houve transformações radicais no tecido social. Em vários países da Europa, por exemplo, a população “envelheceu”, isto é, não houve um equilíbrio entre a quantidade de cidadãos idosos e a quantidade de pessoas jovens em plenas condições de trabalho. Já em outras regiões, ocorreu o inverso.
O Dia Internacional da Família foi instituído na Assembleia Geral da ONU em 1993
Além disso, o processo acelerado de globalização, as novas modalidades de trabalho e os novos hábitos, como a opção por moradia em pequenos apartamentos, o uso intensivo de tecnologia, entre outros fatores, contribuíram para que as gerações (avós, pais e filhos) ficassem cada vez mais separadas umas das outras. Esse é um fenômeno que interessa e preocupa os chefes de Estado de várias partes do mundo.
Soma-se a essas questões a ocorrência de crianças abandonadas, gravidez precoce, alcoolismo, dependência química e violência doméstica (contra mulheres e crianças), fatos que estão direta ou indiretamente relacionados com os problemas mais elementares que nascem no interior do núcleo familiar.
Pronunciamentos da ONU sobre o Dia Internacional da Família
Geralmente, em todo dia 15 de maio, o Secretário-Geral da ONU emite um comunicado ou faz um pronunciamento a respeito desses problemas e das possíveis medidas que podem ser tomadas com relação a eles. No ano de 2012, por exemplo, o então Secretário-geral Ban Ki-Moon fez observações a respeito da relação entre trabalho e família, destacando temas como a mulher no mundo do trabalho e outros mais. Veja um trecho de seu pronunciamento:
O Dia Internacional da família deste ano destaca a necessidade do equilíbrio trabalho-família. O objetivo é ajudar os trabalhadores de todos os lugares a sustentaram financeiramente e emocionalmente as suas famílias, mas também a contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico de suas sociedades.
As tendências atuais enfatizam a crescente importância das políticas sobre a relação trabalho e família. Estas tendências incluem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, e a crescente urbanização e mobilidade em busca de emprego.
Como as famílias tornam-se menores e as gerações vivem separadas, a família ampliada está menos disponível para oferecer cuidados, e os pais trabalhadores enfrentam crescentes desafios.
Em 2020, em razão da pandemia de COVID-19, que atinge diversos países do globo e desponta como uma das crises de saúde mais desafiadoras da história recente, a ONU destacou a importância de medidas de proteção às famílias mais vulneráveis. Problemas econômicos e a insegurança em relação ao futuro tendem a aumentar a violência contra mulheres e crianças, entre outros problemas.
Tendo isso em vista, a ONU afirmou que “o apoio às famílias vulneráveis, incluindo àquelas que perderam renda, que têm crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência, é mais necessário agora do que nunca.”
O Dia Internacional das Famílias tem exatamente este propósito: debater as questões que envolvem a família na atualidade e propor medidas de suporte àqueles em situação de vulnerabilidade.”
- Desporto Regional2 semanas ago
Ultramarina focada em pontuar frente à Palmeira no Sal
- Politica2 semanas ago
São Nicolau: Grupo parlamentar do PAICV denuncia “descaso gritante” do Governo para com a ilha
- Desporto Regional2 semanas ago
São Nicolau recebe fase final da Taça de Cabo Verde e o campeonato nacional feminino de xadrez
- Futebol2 semanas ago
Destaque/ Campeonato Nacional : Palmeiras da Ilha do Sal vs. Ultramarina de São Nicolau
- Politica2 semanas ago
Assembleia Municipal do Tarrafal de São Nicolau reúnida em Sessão Ordinária
- Desporto Regional2 semanas ago
Futebol: Palmeira vence Ultramarina (3-0) e conquista primeira vitória no Estádio Marcelo Leitão
- Radio2 semanas ago
03 de Maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
- Efemerides1 semana ago
Dia Mundial de Higiene das Mãos 2025 – Luvas, às vezes. Higiene das Mãos, sempre